sexta-feira, 15 de março de 2019

O QUE TODO CONSUMIDOR MERECE



Estava viajando, e precisava comprar um presente...

- Um perfume! Isto mesmo, um perfume!

Dirigi-me dirigi ao shopping da cidade onde estava e fui direto à perfumaria.

Entrei na perfumaria e comecei achar que não tinha sido uma boa ideia. A variedade de perfumes que se espalhava pelas prateleiras era enorme, e eu um leigo no assunto.

Já estava pensando em ir embora e comprar uma camiseta quando uma das atendentes me ofereceu ajuda. Começamos conversar, e ela fez uma verdadeira pesquisa sobre a minha necessidade. Perguntou se o perfume era para mim ou para presente, como era a pessoa que receberia se fosse mesmo um presente, tipo físico, gostos, como se vestia, etc. Só então começou a me apresentar os produtos que tinha, descrevendo detalhadamente cada um deles, composição, aromas, aplicação, perfume para o inverno, perfume para o verão...


Após o terceiro perfume aspirado, eu já não sentia mais a diferença entre eles, foi quando a atendente me ofereceu um frasco com grãos de café para que eu o aspirasse e, assim, neutralizasse o efeito aromas provados. Achei o máximo! Continuamos a maratona, frascos e mais frascos, mais uma cheirada no café...


Por fim, decidi por um determinado perfume, e quando estava escolhendo o maior frasco, surpreendi-me com o posicionamento da atendente, que disse:


- Eu o aconselho a levar o frasco menor, pois pelo que o senhor me disse a pessoa não usa perfume em grande quantidade, e o perfume perde suas características com o tempo.


Saí da perfumaria supersatisfeito, leve, com a sensação de ter feito uma das melhores compras da minha vida. Senti-me realmente único dentro da perfumaria. A atendente poderia ter deixado que eu levasse o frasco maior, mas não o fez. Ela não vendeu um frasco de perfume, vendeu qualidade de atendimento. Aliás, deu um verdadeiro show de atendimento. A experiência de compra foi tão marcante que toda vez que tenho oportunidade eu conto esse caso.


Ah! Que bom se todo o consumidor fosse sempre atendido assim.

Em nome de todo o curso de Marketing, uma mensagem do Professor Marcos Lucato a estes e estas que são a razão de todas as nossas estratégias, produtos, serviços e campanhas: os consumidores.

15 de março, Dia Mundial do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário