segunda-feira, 8 de maio de 2017

Entrevista com Matheus Bortoncello, acadêmico de Marketing em Portugal

O acadêmico Matheus Bertoncello de Oliveira, estudante do curso de Marketing do UNICURITIBA, está fazendo intercâmbio em Portugal, nós mandamos algumas perguntas pra saber como é viver essa experiência, confira o que ele nos contou! 

Matheus, quais suas impressões sobre estudar em outro país?
Estudar em outro país é uma oportunidade incrível de expansão mental. Me sinto sortudo por estar aqui, conhecendo uma cultura nova, vivendo em outro país, me adaptando a novos hábitos, novas palavras, novas maneiras de ser e agir.
Aprendendo a lidar com novas diferenças, novos jeitos das pessoas.
Tudo isso só me acrescenta, portanto tenho tido apenas impressões positivas.



A sua adaptação cultural foi difícil? Você percebeu muita diferença da sua cultura?
Muitas diferenças sim! Mas na realidade quem é diferente sou eu, pois sou Brasileiro.
Estando aqui percebi que aterrizei em uma cultura diferente, onde as pessoas pensam e agem diferente. Acredito que tudo envolva a criação, maneira como cresceram, educação dentro de casa. Aqui as pessoas são mais sérias, mais rígidas, pode parecer estranho, mas na realidade eles são todos assim, faz parte e para eles é muito normal. Os brasileiros são em sua grande maioria sinceros, comparado com os europeus, são muito mais sentimentais, e isso fica maior quando se está sozinho em outro país. O fato de os portugueses não darem abertura para uma amizade calorosa como os brasileiros fazem normalmente, é sim uma dificuldade. Porém eu sempre coloco tudo em uma balança, meu signo é Libra, aqui existem muitos pontos positivos para se aproveitar e vivenciar.
A melhor parte em estar aqui é fazer amigos que estão na mesma que você! Pessoas de outros países também sentem saudade de suas famílias, também querem amizades verdadeiras e gostam de contato. Foi assim que eu consegui me sentir mais feliz estando longe das pessoas que eu amo e ficaram no Brasil.

Em relação a distância da sua família, como é ficar esse período longe deles? 
Ninguém disse que seria fácil, e de fato, não é simples. O que mais me dói é estar longe do meu cachorro. Este é o meu segundo intercâmbio. E é a oportunidade que eu consegui, cada vez que bate a saudade do meu cachorro (que é a minha filha) e dos meus pais eu lembro o quanto eu desejei estar aqui e sou bem direto ao me questionar o que eu realmente quero: Matheus, ou você aguenta, ou você volta e larga todo o seu sonho pra trás! Eu resolvi estar aqui. Então aqui ficarei até o final.
As pessoas acham que fazer intercâmbio é algo simples, e fácil. Na realidade é talvez mais difícil do que continuar na mesma realidade. Para mim, estar aqui continua sendo um presente.



Está se adaptando a língua nativa? Teve dificuldades?
Muitas dificuldades, os portugueses falam muito rápido, usam muitas gírias como nos brasileiros. Ainda estou me adaptando a língua e as novas maneiras de me comunicar. Aqui o "você" é como se fosse algo muito clássico. Nunca ouvi um português falar "você". Mesmo assim isso continua sendo básico perto das diferenças de pronúncias, perto de ter aulas em português de Portugal com professores com sotaque. Estou trabalhando com um menino que é do norte, eu juro por tudo, eu entendo apenas 10% de tudo o que ele fala. Rsrsrsrs

E como é o seu dia a dia? Que atividades costuma realizar?
Costumo estudar, trabalhar como garçom em um restaurante, tenho cidadania italiana. 
Faço academia e claro, sempre deixo um tempo reservado para o netflix! 

Você participa de eventos turísticos para conhecer o pais em que está estudando no momento?
Nunca fui muito de eventos, sou aquela pessoa que faz amigos, entra nos sites compra as passagens e só vai! Pra mim é tempo bom em qualquer lugar. Como pretendo ficar por aqui estou conhecendo Portugal aos poucos. Mas ja fiz varias viagens desde que cheguei a outros países aqui perto! Está é a melhor parte de estar na Europa! Perto de MUITAS culturas!



Alguma mensagem para nossos leitores?
Se você tá na dúvida se deve ou não tentar o intercâmbio, eu te digo: não tenha dúvidas! É a melhor coisa que você pode fazer para crescer a nível de relações, além de abrir sua cabeça para uma outra realidade. Saindo do Brasil você consegue observar como nosso país poderia ser diferente.

E como você tem a chance de ser também feliz em outro lugar, seja por 6 meses ou por quanto tempo puder e quiser.

Se quiserem acompanhar as aventuras do Matheus em terras portuguesas é só acompanhar pelo Instagram dele: @mathbertoncello



Nenhum comentário:

Postar um comentário