segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A mulher como protagonista no mundo dos negócios e do Marketing

Não é surpresa que as mulheres têm alcançado lugares de destaque em todo o mundo, seja na política, economia, tecnologia e em outras áreas que eram comumente dominadas por figuras masculinas. E não é diferente no empreendedorismo e no Marketing. 



Segundo um estudo realizado em 2018 pela Receita Federal, 48% dos microempreendedores hoje são mulheres. Outro estudo, da Serasa Experian, indica que 37% dos empreendimentos femininos estão em fase inicial, ou seja, têm menos de cinco anos. Isso aponta para um reposicionamento do cenário de trabalho, principalmente com mulheres jovens (entre 26 e 45 anos). Elas respondem por quase metade das principais funções de Marketing em grandes empresas, incluindo atividades nos setores de serviços bancários – que possuem mais figuras femininas como líderes do que homens – de acordo com um novo relatório da Association of National Advertisers (ANA). 


As mulheres geralmente têm a habilidade de resolver conflitos, a sensibilidade de identificar e prever problemas e, ainda, a garra de ultrapassar as limitações que parecem impossíveis. Prova de tudo isso são o crescimento e o destaque que elas têm ganhado, mesmo em um contexto de crise do mercado. Além disso, elas precisam ter a coragem e a disposição para enfrentar diferenças e desigualdades que podem surgir em determinados negócios. 

Yasmini Ferrara, head de e-commerce e Marketing da empresa Passarela, considera que mesmo com a abertura de novas oportunidades de gestão feminina, a área do varejo como um todo ainda representa grandes desafios para as mulheres. “Eu já participei de muitas reuniões numa sala com oito, dez homens e apenas eu de mulher. A impressão que dá é que você precisa ser 10 vezes melhor”. 


Por outro lado, é cada vez maior o número de iniciativas como a da Organização das Nações Unidas (ONU) voltadas para a igualdade de gêneros nas organizações em todo o mundo, onde são realizadas premiações para empresas que defendem essa causa. Por isso, reconhecer o trabalho das mulheres e refletir sobre a representatividade feminina como um todo é uma forma de caminhar na direção da igualdade que tanto buscamos. Atualmente o curso de Marketing do UNICURITIBA é muito bem representado por grandes mulheres, que integram tanto as turmas quanto o corpo docente.

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