sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Marketing e o Dia das Crianças.


O mês de outubro chegou e, com ele, o Dia das Crianças. O feriado, que conta com uma expectativa no aumento de vendas em Curitiba, de acordo com a Associação Comercial do Paraná, teve sua consolidação no país a partir de uma bem-sucedida campanha de marketing! Você sabia disso?

O ano era 1923, e o Congresso Sul-Americano da Criança reunia, no Rio de Janeiro, políticos e teóricos com pautas voltadas para o desenvolvimento infanto-juvenil. Diante da repercussão positiva gerada pelo congresso, o deputado federal Galdino do Valle Filho instituiu, por meio de proposição de lei, o Dia das Crianças no Brasil. A lei veio a ser sancionada em 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes. Ficou, assim, estabelecido o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

Apesar da data de aprovação da lei, o feriado só ganhou expressividade a partir da década de 1950, quando a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson criaram a campanha da “Semana do Bebê Robusto”. Durante a campanha, os pais eram estimulados a enviarem fotos de seus bebês entre seis meses e dois anos a fim de competir em um concurso, no qual o vencedor recebia prêmios e tinha a foto do bebê divulgada em revistas e jornais.

A campanha foi um meio pelo qual outras empresas, de produtos destinados ao público consumidor infantil, vieram a aderir ao feriado nacional com o intuito de alavancarem suas vendas. Seu sucesso, além da aplicação de estratégias de marketing, deve-se ao momento em que os pais, tão atarefados com a “correria” do dia a dia, dedicam um momento especial junto aos seus filhos.

De acordo com a pesquisa sobre a Expectativa de Compra e Venda para o Dia das Crianças de 2019, realizada pelo Grupo Data Censo, um dos motivos que vão animar o comerciante este ano é a liberação do FGTS, além de terem se mostrado esperançosos com a economia. Quanto ao consumidor, este demonstrou maior pretensão na compra de brinquedos, seguido de roupas, livros, calçados e eletrônicos/games. Livros e roupas apresentaram um crescimento significativo na intenção de compra (8% e 7%, respectivamente).

Estratégias de marketing e a própria publicidade infantil são assuntos delicados e geralmente polêmicos, no entanto, vale a pena conhecer mais sobre o assunto para que as regras sejam cumpridas e todos possam sair satisfeitos: marcas, consumidores e principalmente os pequenos.

Feliz Dia das Crianças!


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