terça-feira, 5 de junho de 2018

05 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

           Incentivar atitudes sustentáveis e torná-las parte do cotidiano é cada vez mais essencial no mundo dos negócios, além de ajudar a reduzir drasticamente o impacto no meio ambiente. Sejam ações praticadas por empresas, governo ou pessoas, a atuação sustentável deve ser sempre incentivada e compartilhada para tornar o mundo melhor e mais sustentável. Aqui no curso de Marketing, buscamos também fazer isso em nossas ideias e projetos. : )

A sustentabilidade nas empresas

            Muitas empresas já têm demonstrado essa preocupação, fomentando iniciativas de cuidado ao meio ambiente em suas operações. Sempre na busca de reduzir o desperdício e utilizar de modo racional os recursos naturais como a água, energia e matérias-primas. Hoje, o desafio para essas empresas é desenvolver produtos que promovam mudanças ambientais, ou que tenham um design voltado para reaproveitar embalagens, utilizar menos matérias-primae promover cadeias produtivas que respeitem a natureza. Nesse sentido, a sustentabilidade corporativa prova que este é um processo em que todos ganham: as empresas (em competitividade, rentabilidade e imagem), as pessoas em qualidade de vida e o planeta com a preservação do meio ambiente.


São muitas as atitudes sustentáveis que estão ao alcance das empresas, veja algumas delas:


- Tratar os principais resíduos decorrentes de sua produção;
- Reciclar o lixo e reutilizar a água;
- Buscar a utilização de formas alternativas de energia, dando ênfase a fontes renováveis;
- Investir em pesquisa e desenvolvimento voltados (P&D) à inovação com foco em sustentabilidade, o que pode agregar novos mercados aos seus produtos, uma vez que muitos consumidores já priorizam empresas que estejam atentas à questão;
- Analisar o ciclo de vida de seus produtos, verificando seus impactos desde a fabricação até o descarte.

A meta é carbono zero

            Com o uso de energia limpa, a subsidiária brasileira da fabricante francesa de cosméticos L’Oréal reduziu as emissões de carbono acima da média global da companhia. Com 42 fábricas no mundo, o grupo L’Oréal, do setor de cosméticos, aumentou em 29% o volume de produção global em relação aos níveis de 2005, ano escolhido como base de comparação de vários indicadores ambientais. Mesmo com esse crescimento — que demanda o uso mais intenso de insumos como a energia —, a empresa conseguiu diminuir as emissões de carbono em 67% no período. No Brasil, o resultado foi ainda mais expressivo, com uma redução de 72% nas emissões. Esses números são importantes para a companhia atingir sua meta de neutralizar todas as emissões de gases de efeito estufa até 2020.


  Fábrica da L’Oréal em São Paulo: troca de combustível fóssil por etanol | Leandro Fonseca


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário