sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Marketing e o Dia das Crianças.


O mês de outubro chegou e, com ele, o Dia das Crianças. O feriado, que conta com uma expectativa no aumento de vendas em Curitiba, de acordo com a Associação Comercial do Paraná, teve sua consolidação no país a partir de uma bem-sucedida campanha de marketing! Você sabia disso?

O ano era 1923, e o Congresso Sul-Americano da Criança reunia, no Rio de Janeiro, políticos e teóricos com pautas voltadas para o desenvolvimento infanto-juvenil. Diante da repercussão positiva gerada pelo congresso, o deputado federal Galdino do Valle Filho instituiu, por meio de proposição de lei, o Dia das Crianças no Brasil. A lei veio a ser sancionada em 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes. Ficou, assim, estabelecido o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

Apesar da data de aprovação da lei, o feriado só ganhou expressividade a partir da década de 1950, quando a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson criaram a campanha da “Semana do Bebê Robusto”. Durante a campanha, os pais eram estimulados a enviarem fotos de seus bebês entre seis meses e dois anos a fim de competir em um concurso, no qual o vencedor recebia prêmios e tinha a foto do bebê divulgada em revistas e jornais.

A campanha foi um meio pelo qual outras empresas, de produtos destinados ao público consumidor infantil, vieram a aderir ao feriado nacional com o intuito de alavancarem suas vendas. Seu sucesso, além da aplicação de estratégias de marketing, deve-se ao momento em que os pais, tão atarefados com a “correria” do dia a dia, dedicam um momento especial junto aos seus filhos.

De acordo com a pesquisa sobre a Expectativa de Compra e Venda para o Dia das Crianças de 2019, realizada pelo Grupo Data Censo, um dos motivos que vão animar o comerciante este ano é a liberação do FGTS, além de terem se mostrado esperançosos com a economia. Quanto ao consumidor, este demonstrou maior pretensão na compra de brinquedos, seguido de roupas, livros, calçados e eletrônicos/games. Livros e roupas apresentaram um crescimento significativo na intenção de compra (8% e 7%, respectivamente).

Estratégias de marketing e a própria publicidade infantil são assuntos delicados e geralmente polêmicos, no entanto, vale a pena conhecer mais sobre o assunto para que as regras sejam cumpridas e todos possam sair satisfeitos: marcas, consumidores e principalmente os pequenos.

Feliz Dia das Crianças!


Um comentário:

  1. A very good and informative article indeed.It helps me a lot to enhance my knowledge.I really like the way the writer presented his views.I hope to see more informative and useful articles in future. disposable masks DoubleTrusty MC4 connector can am x3 parts

    ResponderExcluir