quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Você sabe o que é disrupção? (Part1)

Atualmente, diversas companhias possuem, em sua essência, a inovação. Elas surgiram e cresceram ao tentar mudar o que era padrão. Serviços de streaming, disponibilidade de plataformas gratuitas para o upload de vídeos, compartilhamento de veículos e apartamentos são alguns exemplos. Assim, agências de comunicação e profissionais de marketing também precisam se reinventar e buscar a disrupção. Mas você sabe o que é isso? Já ouviu falar em marketing disruptivo ou para negócios disruptivos? As inovações disruptivas são aquelas que provocam uma ruptura no antigo modelo de negócios. Elas normalmente favorecem o aparecimento de novos entrantes no mercado, afirma um especialista.

Aqui, trazemos sete passos para que uma marca se torne disruptiva: 


1.    Sair da zona de conforto

As marcas disruptivas são vistas como muito diferentes da concorrência.  Marcas que são estabelecidas nunca devem parar de identificar a próxima grande inovação, até mesmo mudanças relativamente pequenas que podem melhorar a experiência do consumidor e agregar valor significativo à vida dos clientes. 

2.    Saber o que precisa mudar

Saber como as pessoas pensam, sentem e se comportam em relação a uma marca pode, muitas vezes, revelar uma oportunidade imediata de crescimento. 

3.    Conhecer o valor da marca

A maioria dos profissionais de marketing presume que crescimento significa atrair novos consumidores, desde que os clientes estejam dispostos a trocar informações pessoais com a marca. O consumidor quer contribuir e quer sentir que o anunciante está realmente o entendendo como indivíduo. 

4.    Inspirar-se no consumidor 

A inovação é uma solução óbvia para marcas que enfrentam dificuldades em se estabeleceram como disruptivas. Mas não é a única resposta. Design, distribuição, atendimento ao cliente e estratégia de comunicação também auxiliam nesse processo. Uma ideia disruptiva pode vir de qualquer lugar. 

5.    Investir para fazer a diferença

Gastar mais não significa ter resultados melhores. Segundo a profissional da Kantar Brasil Insights (empresa de pesquisa), Millward Brown, é importante dimensionar o orçamento de acordo com a tarefa. “A empresa precisa ter um budget alocado para a disrupção. Isso inclui investigar, planejar, executar e até mesmo corrigir as rotas”, aponta. 

6.    Aprender rápido para obter melhores resultados

Mesmo com um ótimo produto, uma marca pode falhar. Para que os profissionais de marketing possam identificar as oportunidades e corrigir um erro, é essencial ter um feedback rápido. Os responsáveis por essa área devem aprender com o próprio processo e ter um monitoramento contínuo sobre o que está funcionando ou não.

7.    Melhorar a eficácia do marketing

Os profissionais de marketing precisam avaliar o que está acontecendo com a marca e a resposta de seus consumidores. Estudos recentes sobre o desempenho do anunciante e da publicidade fornecem dados para otimizar os gastos futuros: a análise de campanhas anteriores, por exemplo, pode ajudar a identificar quais canais de mídia são mais produtivos. O que ainda auxilia na melhora de Retorno Sobre Investimento (ROI) digital e a preencher a brecha ostensiva entre comportamento e atitudes dos clientes. Os profissionais de marketing precisam de informações atualizadas sobre como os clientes em potencial visualizam a marca e suas atividades para obter a confiança e criar o valor necessários.



Siga essas dicas e fique de olho: esse tema – tão abordado ultimamente em portais de marketing e comunicação – volta logo mais aqui no blog, com mais informações.









Nenhum comentário:

Postar um comentário