sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Quem é o NEOCONSUMIDOR?





As mudanças dos hábitos de consumo e a necessidade de um relacionamento cada vez mais próximo entre marca e cliente trouxeram à tona a discussão sobre um novo perfil de consumidor: o neoconsumidor. Ele é digital, faz pesquisas antes de efetuar uma compra e possui voz ativa no ambiente on-line. Suas principais características são:


  • Digital, global e omnichannel;
  • Consciente em relação à compra e causas sociais;
  • Possui necessidades individuais e específicas;
  • Tem grande conhecimento sobre o produto ou serviço e busca por experiência no PDV (ponto de venda);
  • Identifica-se com o uso compartilhado através de aplicativos e plataformas digitais;
  • Busca novas ideias, tem valores culturais e propósitos;
  • Valoriza o “consumo autoral” e apoia a economia local de pequenos produtores;
  • Além disso, é prossumer: eles têm blogs, sites, perfis em redes sociais. Criam e consomem conteúdo. Compartilham, comentam, participam de debates e discussões, sendo até mesmo influenciadores digitais de determinadas marcas. Como aproximar-se do neoconsumidor?

O desenvolvimento das estratégias de marketing é o que determinará a aproximação ou não com o consumidor digital. Para isso, é necessário: 

  • Ter redes sociais ativas
Para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente on-line, o primeiro passo é marcar presença nas redes sociais. Então, a criação de uma página comercial nas mídias mais populares (como Facebook e Instagram, por exemplo) é fundamental. Não esqueça de que o mais importante é mantê-las ativas e pensar em como alimentá-las adequadamente para a sua audiência. Já para conquistar a confiança do consumidor digital, é preciso oportunizar a interação por meio desses canais. Responder perguntas, agradecer elogios, fomentar comentários e participação nas postagens — todas essas são ações que desenvolvem a empatia do cliente em relação à sua empresa.


  • Investir em marketing de conteúdo
No seu site e/ou blog, é importante apresentar conteúdos relevantes, não somente os ligados à empresa ou às ofertas de serviços/produtos que você coloca no mercado. Os conteúdos permitem que a sua página esteja mais bem posicionada nos mecanismos de busca, além de atraírem o consumidor. O marketing de conteúdo é uma estratégia que busca engajar o público-alvo por meio de postagens que instruem, fornecem entretenimento e informam. O consumidor fica envolvido de forma natural, e os relacionamentos são construídos, gerando mais visibilidade para a empresa e uma grande vantagem competitiva.


Sendo assim, o estudo sobre este novo perfil de consumo é de extrema importância para obter bons resultados. Entender quais são seus principais objetivos, valores e desafios e o que ele espera no momento da compra é essencial para a fidelização e satisfação.

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