quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Visita noturna ao Zoológico

Na última terça-feira (08/10) os alunos do curso de Marketing, Publicidade & Propaganda e Administração do UNICURITIBA tiveram a oportunidade de fazer uma visita noturna ao Zoológico de Curitiba, juntamente com o Prof. Marcelo Ludvich e Profa Juliana Custódio.

Onde interagiram com os animais de hábitos noturnos e aprenderam um pouco do papel do zoológico na sociedade, adquirindo conteúdos relacionados a planejamento, finanças, orçamento, publicidade e marketing.


















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quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Dia 09/11: oficina gratuita de criatividade.



Reza a lenda ou dizem as teorias que um certo dia, logo após as mudanças sociais e econômicas provocadas pela Revolução Industrial, os artistas deixaram de ser bancados pelos mecenas e tiveram que sair ao mercado para vender sua própria arte. Daí vem o estereótipo de que artistas – isto é, pessoas altamente criativas – são excêntricas. Mas isso é verdade mesmo? Toda pessoa criativa é artista? A criatividade é um talento exclusivo ou um “bem comum”? E mais: apenas pessoas muito excêntricas são criativas? Para a teoria, ser criativo não é um dom e, sim, uma competência, um jeito de enxergar o mundo que vamos perdendo com o passar dos anos e com os diversos papéis que exercemos em cada uma das esferas em que convivemos: o de filho, o de irmão, o de aluno, o de funcionário e assim por diante. O fato é: todo mundo é criativo, a gente só precisa reaprender a ver as coisas sob essa égide. 
Poetas, pintores, artesãos, designers, publicitários...mas também faxineiros, telefonistas, pedreiros, eletricistas, dentistas, biólogos, fonoaudiólogos, professores, administradores, executivos, engenheiros, médicos, bioquímicos e vários outros. A criatividade é uma competência que deve ser cada vez mais valorizada no mercado de trabalho atual e de alguns anos adiante, em várias áreas. Qualquer profissional que exercite, pratique e aplique a criatividade tem muito mais a vislumbrar e produzir. Porque ser criativo ou criativa nos faz enxergar os problemas de outra maneira, nos faz perceber saídas inimagináveis e ir além do convencional, o que pode resultar em novos produtos, novas empresas, novas start upse até mesmo em novas soluções para um mundo carente de recursos. Há quem diga, inclusive, que ser criativo é ser também empreendedor, já que ambas as competências são inerentes a todo ser humano.
Will Gompertz, no livro “Pense como um artista”, relata que artistas – isto é, pessoas criativas, são, na verdade, CEOs de seu próprio negócio. “Eles precisam ter aguda sensibilidade para o marketing e conhecimento implícito das questões de marca – conceitos corporativos desagradáveis que nunca mencionam em companhias refinadas, mas que na verdade são sua segunda vocação. Não sobreviveriam por muito tempo se não fossem assim. Afinal de contas, eles atuam no ramo de fornecimento de produtos sem função ou propósitos reais para uma clientela abastada; consumidores que valorizam distinções de marca acima de tudo”. Isso significa basicamente que, embora nem sempre seja vista dessa forma, a criatividade também é um negócio – e que, no mínimo, pode gerar vários outros negócios.  
Se você tem interesse em ampliar suas possibilidades criativas e empreendedoras, participe da Oficina de Criatividadecom os professores Fernanda Bogoni e Isaak Soares, no dia 09/11, um sábado, das oito ao meio-dia, aqui no UNICURITIBA. O curso é totalmente gratuito e abordará aspectos relevantes na área da criatividade, como conceitos básicos, técnicas de dinamização do pensamento e estudos de casos reais em que uma big ideafez toda a diferença. Como disse Picasso, “começo com uma ideia e então ela se torna outra coisa”. Surpreenda-se com a sua própria criatividade. Participe. : )

Por Fernanda Bogoni e Isaak Soares
Professores do UNICURITIBA
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sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Marketing e o Dia das Crianças.


O mês de outubro chegou e, com ele, o Dia das Crianças. O feriado, que conta com uma expectativa no aumento de vendas em Curitiba, de acordo com a Associação Comercial do Paraná, teve sua consolidação no país a partir de uma bem-sucedida campanha de marketing! Você sabia disso?

O ano era 1923, e o Congresso Sul-Americano da Criança reunia, no Rio de Janeiro, políticos e teóricos com pautas voltadas para o desenvolvimento infanto-juvenil. Diante da repercussão positiva gerada pelo congresso, o deputado federal Galdino do Valle Filho instituiu, por meio de proposição de lei, o Dia das Crianças no Brasil. A lei veio a ser sancionada em 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes. Ficou, assim, estabelecido o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

Apesar da data de aprovação da lei, o feriado só ganhou expressividade a partir da década de 1950, quando a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson criaram a campanha da “Semana do Bebê Robusto”. Durante a campanha, os pais eram estimulados a enviarem fotos de seus bebês entre seis meses e dois anos a fim de competir em um concurso, no qual o vencedor recebia prêmios e tinha a foto do bebê divulgada em revistas e jornais.

A campanha foi um meio pelo qual outras empresas, de produtos destinados ao público consumidor infantil, vieram a aderir ao feriado nacional com o intuito de alavancarem suas vendas. Seu sucesso, além da aplicação de estratégias de marketing, deve-se ao momento em que os pais, tão atarefados com a “correria” do dia a dia, dedicam um momento especial junto aos seus filhos.

De acordo com a pesquisa sobre a Expectativa de Compra e Venda para o Dia das Crianças de 2019, realizada pelo Grupo Data Censo, um dos motivos que vão animar o comerciante este ano é a liberação do FGTS, além de terem se mostrado esperançosos com a economia. Quanto ao consumidor, este demonstrou maior pretensão na compra de brinquedos, seguido de roupas, livros, calçados e eletrônicos/games. Livros e roupas apresentaram um crescimento significativo na intenção de compra (8% e 7%, respectivamente).

Estratégias de marketing e a própria publicidade infantil são assuntos delicados e geralmente polêmicos, no entanto, vale a pena conhecer mais sobre o assunto para que as regras sejam cumpridas e todos possam sair satisfeitos: marcas, consumidores e principalmente os pequenos.

Feliz Dia das Crianças!


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quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O bigdata como tendência nas estratégias de marketing.

Se em meados de 1760, em pleno vapor da primeira revolução industrial, alguém falasse sobre um dispositivo móvel que permite a comunicação instantânea com qualquer pessoa do mundo em apenas um toque, provavelmente muitos o chamariam de louco e diriam que esse dia nunca chegaria. Mas, como bem sabemos, estes dispositivos já fazem parte do nosso cotidiano. 

De acordo com Klaus Schwab, no livro “A Quarta Revolução Industrial”, de 2016, tivemos três grandes revoluções que envolveram o contexto mercadológico e também tecnológico da indústria, e agora estaríamos, portanto, vivendo uma quarta. Na primeira revolução industrial, o marco foi o desenvolvimento das máquinas a vapor, já na segunda, a eletricidade foi a protagonista nas transformações dos modos de produção. Na terceira, a automação das máquinas e o uso dos computadores anunciavam o que ainda estava por vir. A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como “revolução digital”, é a que que traz mudanças ainda mais significativas nos processos, na velocidade, quantidade de informações e nos hábitos de consumo.

Nesse novo cenário, as fábricas precisam estar cada vez mais integradas, interligando todos os setores com informações em tempo real. E o big data é a tecnologia que coleta uma grande quantidade de dados para armazenamento e processamento, e então extrai insights em tempo real, podendo ser utilizado para diversos fins em uma empresa, como redução de custos e melhoria nos produtos. Utilizar o big data para auxiliar nas decisões estratégicas de marketing é algo que está se popularizando no mundo corporativo; e, de acordo com pesquisas, até 2022 será imprescindível para 90% das empresas usar os dados extraídos da big data para se manterem competitivas no mercado.

Um bom caso sobre o uso de big data no marketing é o do McDonald’s, o qual se utiliza de dados como gênero, localização, fotos, idade e assuntos mais discutidos nas redes sociais para transformar essas informações em uma ferramenta que auxilia na criação de comunicações assertivas, criando identificação do consumidor com a marca. Com o big data no marketing é possível personalizar a experiência de consumo, cruzando dados e encontrando padrões do consumidor para se destacar dos concorrentes. Entender melhor o negócio e o mercado à sua volta é vital para todas as empresas se manterem competitivas. O big data é uma tendência não só para o marketing mas para toda a indústria 4.0 também. 

Fique de olho e até a próxima. : )



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sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Workshop Marketing On The Road 2019

Vem aí o Workshop Marketing On The Road. Para você viajar, conhecer, viver novas experiências, formar repertório, vivenciar uma realidade diferente fora da sala de aula, em uma das maiores metrópoles do mundo: São Paulo.



Dois dias com visitas a museus, ao Laboratório de Varejo da ESPM, a agência de propaganda TALENT, e endereços de comércio com características muito peculiares, como a região da Rua 25 de Março, o Mercado Municipal, Rua Oscar Freire, ao Eataly, e Shopping JK Iguatemi, onde se localizam lojas de grifes importantes no mercado de artigos de luxo.


Programação:
17/10/19 (quinta-feira)
- Embarque no UNICURITIBA às 23:00h

18/10/19 (sexta-feira)
- Chegada São Paulo – Café da Manhã – Galeria dos Pães
- Visita/palestra no Retail Lab da ESPM
- Check-in Hotel
- Visita a Agência TALENT
- Visita ao Shopping JK Iguatemi (visita guiada)
- Noite livre

19/10/19 (sábado) 
- Visita à Rua 25 De Março e Mercado Municipal
- Visita ao Museu do Futebol, MASP ou MIS (dependendo da exposição) 
- Visita à Rua Oscar Freire
- Visita guiada ao Eataly
- Visita ao Morumbi Shopping ou Iguatemi (lanche/jantar)
- Retorno Curitiba 

Pacote:
- Curitiba - São Paulo – Curitiba (micro ônibus executivo)
- Traslado em São Paulo
- Seguro viagem
- 01 pernoite em apartamento duplo Hotel San Gabriel (com café da manhã)
Não incluso: gastos de ordem pessoal, alimentação e ingressos (quando houver) nos locais de visitação.

Importante:
A viagem do Wokshop Marketing On The Road 2019-2 vale 40 horas complementares.


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segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Vaga de Monitoria


👉🏼 👉🏼 Ei aluno do CST Marketing do UniCuritiba, esse post é pra você!
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Aproveite a oportunidade para a Vaga de Monitoria do curso de Marketing! Adquira experiência e horas complementares, além de participar dos principais projetos do curso ativamente!
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Para se inscrever, basta preencher os dados no formulário até o dia 23/08.
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Venha trazer sua criatividade e motivação para o curso que é movimento!
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sexta-feira, 12 de julho de 2019

Mais um semestre movimentado no curso de Marketing

E o primeiro semestre de 2019 foi encerrado com mais um Prêmio Marketing Movimenta. O encerramento foi realizado no dia 27 de junho e reuniu alunos e professores para confraternizar e premiar os melhores trabalhos produzidos pelos Módulos A e C.

O coordenador do curso, Prof. Fabiano Pucci, abriu o evento com um discurso descontraído, resumindo todos os acontecimentos do semestre. “Celebremos hoje aqueles que fazem, aqueles que entregam, que arregaçam as mangas, que mobilizam, mas não se paralisam; aqueles que se expõem com atitudes, argumentos e consistência”, enfatizou.

Confira os premiados da noite:

Projeto Integrador
Módulo A – Ensaio Mercadológico
Equipe Sucos Naturais: Gabriela, Igor, Mariana, Maykon, Lucas e Marcos Tancon.

Módulo C – Experiência de Marca
Equipe Bar do Alemão: Milena e Matheus.
Equipe Tubas: Anália e Fernanda.

Desafio Infinito
Equipe Vestuário: Fernando, Guilherme, Jessica, Marco Bonatto, Matheus Borba e Saulo.
























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